quinta-feira, 6 de março de 2014

A Vendedora de Livros



A vendedora de livros tem os olhos tão tristes que cortou o meu coração quando eu há vi pela primeira vez.  não consegui olhar novamente. há uns dois anos atrás eu há vi pela primeira vez. No inverno, quase toda manhã eu me dava ao luxo de tomar um chocolate quente numa confeitaria perto do serviço. Alguma vezes eu há vi na frente da confeitaria, um baita frio e ela  de chinelos de dedo toda encolhida de frio, ficava sempre parada na porta do lado de fora, como se esperasse por alguma coisa, mas nunca vi ela pedindo nada as pessoas que entravam e saiam dali.
Teve um dia que estava tão frio que pensei em pagar um café, mas quando eu ia saindo pronta para oferecer um cafezinho ela já havia ganhado de uma senhora. Era esta senhora que todos os dias ela esperava, tomava seu café e seguia com seu carrinho de compras a catar latinhas no centro da cidade.
Fiquei alguns meses sem ir ao centro.  Até que um belo dia, eu estava por perto e decidi tomar café naquela mesma confeitaria de sempre. e logo depois de tomar meu café  saindo dali  me deparo ao lado da confeitaria uma improvisada banquinha de livros usados, me chamou atenção, fiquei lá olhando se algum titulo me interessava e para minha surpresa a dona da banca era aquela mesma senhora que ficava toda manhã na porta da confeitaria. Eu percebi que era a mesma pessoa apenas pelos seus olhos, inconfundíveis. fiquei pensando de como aqueles olhos já deveriam ter visto tantas coisas ruins e boas ou só ruins, ela não tinha a expressão de uma pessoa amargurada ou mal humorada, eles apenas eram tristes como eu nunca havia visto.
Naquele dia fiquei tão feliz de saber que ela vendia livros. 
Depois de meses eu estava na biblioteca e fui ler o jornal local, coisa que nunca faço, me deparei com uma noticia chocante: haviam roubado todos os livros daquela vendedora de livros dos olhos tristes.
Felizmente era a semana da feira do livro e todos os livros doados para a biblioteca seriam doados para ela. Na pequena reportagem do jornal ela falou que catava materiais recicláveis mas ela não era feliz e agora vendendo livros ela se sentia mais feliz e gostava muito do que fazia. 
Na semana passada eu separei alguns livros que estavam pegando poeira na estante e fui lá doar para ela. E para minha surpresa os seus olhos não estavam mais tristes. Que ela venda todos aqueles livros, que mais pessoas doem e que os seus olhos fiquem mais e mais felizes.
***
Se alguém quiser doar um livro, a banquinha fica na cidade de Cachoeirinha/RS ao lado da Confeitaria Ninho Doce perto do Nacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário